Você anda muito ansioso?
- Michele Bezerra
- 21 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2019

A ansiedade é um sintoma com o qual muitas pessoas convivem. E quando está fora do controle traz muitos prejuízos à vida do indivíduo. É notável que a busca pela alimentação como uma alternativa para combater os sintomas de ansiedade tem sido feita com mais frequência. Diante desses casos, o indivíduo busca a alimentação como uma maneira de preencher um “vazio”, enfrentar as frustrações e principalmente diminuir a intensidade da crise da ansiedade. Aí que começa o problema, com a qualidade dos alimentos escolhidos durante os episódios, que do ponto de vista nutricional, geralmente não são os mais indicados, como os carboidratos simples (doces em geral) e as gorduras.
Alimentos que devem ser evitados:
A cafeína e o álcool causam a ansiedade e seus sintomas. Açúcar refinado (doces) e refrigerantes são os principais inimigos das pessoas ansiosas. Eles elevam os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente, o que leva à irritabilidade, depressão e tensão. A ansiedade pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo e estresse.
Serotonina! É disso que você precisa, além de estar presente nos doces, você também encontra na banana, que é fonte de triptofano e vitamina B6, que são substâncias que favorecem a produção de serotonina. Então na hora que dá aquela vontade de comer um docinho que tal uma banana com canela e gotinhas de adoçante no microondas?
Outras fontes de triptofano são: carnes magras, peixes, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, arroz, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.
A vitamina E também pode aliviar a ansiedade por ser antioxidante. Veja quais são suas fontes: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleos vegetais, ovos.
Comments