top of page

Bactérias do bem!

Atualizado: 14 de nov. de 2019


Quando ouvimos falar em bactérias e micro-organismos, pensamos logo em doenças e coisas ruins, porém, algumas espécies desses seres microscópicos podem também fazer muito bem à saúde. Os probióticos são exemplo disso!

São bactérias e leveduras (tipo de fungo unicelular) que, quando ingeridas vivas, trazem benefícios ao organismo humano. Ao contrário de espécies de micro-organismos que são danosos e causam doenças, os probióticos ajudam o corpo humano a desempenhar suas funções vitais. Podem ajudar a prevenir ou a tratar uma série de doenças, melhorando a saúde do sistema digestivo e do sistema imunológico.

A nossa microbiota (colônia de bactérias, fungos, etc), por exemplo, já é considerada como um órgão virtual, sabia?

Existe uma quantidade cerca de dez vezes maior de micro-organismos que o número total de células no corpo. Estão presentes em grande número no intestino, pele e mucosas. Mas são tão pequenos que representam apenas de 1 a 3% do peso corporal.

Eles desempenham um papel fundamental para a manutenção da saúde e função intestinal, auxiliando na digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos e na produção de vitaminas por exemplo. Podem ser considerados, portanto, probióticos.

Alguns fatores como tipo de dieta, genética, idade, estilo de vida, uso de medicamentos, estresse, entre outros, podem influenciar na composição natural de bactérias e fungos do corpo, e um desequilíbrio dessa flora pode levar ao desenvolvimento de doenças e abrir espaço para a multiplicação de micro-organismos “maus”, patogênicos e perigosos.

O papel desempenhado pelos probióticos pode ser entendido também analisando o significado da palavra, que se origina do grego, “pro” que significa promover, ser a favor; e biótico, que significa vida, ou seja, aquilo que é a favor da vida.

Assim, apesar se estarem naturalmente presentes no nosso corpo, micro-organismos probióticos passaram a ser estudados e empregados em uma série de produtos além de poderem ser ingeridos na forma de suplementos alimentares. Podem portanto, trazer ainda mais benefícios à saúde.

Descobertos no início do século 20, os probióticos passaram a ser desde então bastante estudados e novas espécies e benefícios foram sendo encontrados. Vou citar alguns benefícios dessas cepas bacterianas geradoras de saúde!

· Prevenção e tratamento de diarréia aguda;

· Prevenção das infecções respiratórias e gastrointestinais;

· Doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn, retocolite ulcerativa)

· Recomposição da microbiota intestinal;

· Intolerância à lactose;

· Síndrome do Intestino Irritável;

· Aumento da imunidade;

· Inibição do crescimento do H. pylori e da inflamação gástrica;

· Prevenção e tratamento de dermatites;

· Prevenção e tratamentos de infecções urinárias

· Reduz o colesterol;

· Prevenção de Alergias

· Efeito antiinflamatório

· Restauração do intestino

· Redução de cáries e periodontites.

E muito mais! Agora vamos refletir um pouco no papel dos ANTIBIÓTICOS. Eles têm o poder de destruir toda a flora (saudável e a causadora de doenças). Difícil um paciente meu sair do consultório sem a prescrição de probióticos!

Beijos da Nutri

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

nutrimichelebezerra@gmail.com

Tel: (61) 3551-3825

ou

Whatsapp (61) 9.8238-5681

  • Espaço Viver Bem de Nutrição

  • Endereço: SEP/ SUL 710/ 910 Sul, Edifício Via Brasil, Torre A, sala 311.

  • Brasília, DF 70.390-108

  • CNPJ: 12.606.733/0001-53

  • Observação: Os produtos vendidos online serão entregues após a confirmação do pagamento.

bottom of page