Você conhece a sua panela?
- Michele Bezerra
- 1 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Durante a elaboração culinária, é sabido que ocorrem interações entre os alimentos e os utensílios: algumas benéficas, outras inócuas, enquanto que outras podem ser prejudiciais à saúde humana (alguns componentes podem passar para o alimento). Dentre os diversos materiais empregados na confecção de utensílios culinários, estão a pedra-sabão, a cerâmica, o vidro, o ferro, o alumínio e o aço inox.
Vamos conhecer melhor as nossas panelas:
Panelas de Ferro – São conhecidas por sua durabilidade e aquecimento, além de serem alternativa saudável. São indicadas para pessoas com carência desse mineral, para trará doenças como anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro. Estudos mostram que esse tipo de panela deve ser reservada ao preparo de ensopados, refogados e molhos, e que de preferência não seja utilizada para frituras, por favorecer a deterioração do óleo.
Panelas de Pedra-Sabão – Podem liberar quantidade de elementos nutricionais importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês, durando o preparo dos alimentos. O ideal, é que antes de ser utilizada, seja untada por fora e por dentro com óleo, encha de água e leve ao forno bem quente por 02 horas.
Panelas de Teflon – Dever ter como preocupação o atrito com esponjas de aço e utensílios de metal, os quais podem liberar substâncias tóxicas para o organismo.
Panelas de Alumínio – Uma da mais utilizadas e a mais prejudiciais ao organismo. Estudos apontam os resíduos do metal estar relacionado com o Mal de Alzheimer e Parkinson e cânceres. Aumentando o risco quanto mais velha for a panela. Não utilize panelas e recipientes de alumínio.
Panelas de Vidro – É a única que não transfere qualquer resíduos químicos para a comida, porém, não são o tipo mais usado pela população, por serem de material mais frágil.
Às vezes não damos devida importância para este tema, mas é importantíssimo sabermos qual a composição, os riscos e as melhoras panelas para cozinharmos nossos alimentos e poder comê-los com todo o sabor e nutrientes que precisamos para uma refeição saudável!
Comentários